quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Desafie-se a fazer algo novo todos os dias

Desde que o lindo do Chen postou no SarangInGayo o vídeo "Minha fuga da Coreia do Norte", de Hyeonseon Lee, tenho o interesse em acompanhar os vídeos do TED, que possui como slogan a frase Ideias Worth Spreading (Ideias que merecem ser espalhadas). Do site do ESPM (porque estou com preguiça de explicar):
TED é uma organização sem fins lucrativos que se dedica às ideias que merecem ser espalhadas. Nasceu como uma conferência de quatro dias na Califórnia, 26 anos atrás. Mas o TED cresceu para dar suporte a essas ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. No TED, os maiores pensadores mundiais são convidados a fazer, em 18 minutos, a palestra de suas vidas. Elas estão disponibilizadas, gratuitamente, no site TED.com. Os palestrantes do TED incluem nomes como Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, sir Richard Branson, Benoit Mandelbrot, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o ex-primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown. Dois grandes eventos TED acontecem por ano: a Conferência TED ocorre na primavera, em Long Beach, Califórnia (junto com uma conferência paralela, TEDActive, em Palm Springs); e a TEDGlobal, realizada no verão em Edimburgo, Escócia. 
 Dentre as muitas palestras que assisti (dica para quem tem smartphone: baixe o aplicativo TED para iOS e Android), muitas delas emocionantes, uma das que me serviram como fonte de inspiração foi a breve palestra de Matt Cutts, cujo tema foi "Tente algo novo por 30 dias".




No processo de deixar para trás hábitos ruins que tenho cultivado há anos (desorganização, atrasos, comer compulsivamente, procrastinação, etc), minha psicóloga havia me aconselhado a tentar todos os dias algo que fosse muito difícil pra mim. E acredite, eu tento. Tento todos os dias acordar cedo há tempo suficiente para chegar à faculdade em um horário decente (o que significa pegar vaga no estacionamento + assistir a aula desde o começo).

Assisti esse vídeo na semana passada e ele ficou marcado na minha cabeça. Até que ontem assisti de novo. Cheguei até a ler o script impresso e o encerramento do vídeo fez com que eu tomasse a decisão definitiva de aceitar o desafio de fazer algo que quero muito durante 30 dias, para que eu possa, quem sabe, incorporar esse novo hábito na minha vida.

Garanto-vos que os próximos 30 dias irão passar quer gostem ou não, por isso, porque não pensar em algo que sempre desejaram experimentar e arriscar fazê-lo durante os próximos 30 dias?
Na verdade, meus desafios são dois pelos próximos 30 dias: acordar às 6:00 e gravar todos os dias um vídeo (não importa muito o tamanho, falando coreano).

Vocês não têm noção da sensação boa que senti ao sair de casa em um horário bom, chegar na faculdade e poder estacionar meu carro com segurança e chegar em sala junto com o professor. Sabe aquela sensação que se sente quando você chega ao fim de um trabalho longo e se dá um tapinha nas costas mentalmente por ter feito tudo certo? Hahaha, sou péssima para exemplos.

Então é isso, daqui 30 dias pode ser que eu tenha conseguido adquirir o hábito de acordar na hora certa e chegar pontualmente para as aulas. Espero que sim. Também pode ser que meu novo hábito de falar coreano ao invés de apenas ler e escrever me ajude a expandir meu conhecimento nessa língua. Também desejo que isso aconteça. E durante os dias que virão posso me desafiar a fazer grandes coisas, pequenas coisas, mas o importante, acho, é que eu possa me divertir e valorizar os dias em que me desafio, além de saber avaliar o quão importante algumas experiências podem ser para mim.

Para assistir aos vídeos, acesse o meu canal no Youtube. E boa sorte pra mim! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário